quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Novidade na cota semana: Salsão ou Aipo

O salsão, também conhecido como aipo, é uma hortaliça muito versátil e pode ser preparada refogada, em sucos, saladas, tortas, sopos e outros.  Como não é tão comum nas cozinhas, postamos aqui algumas receitas para inspirá-los e aproveitar essa novidade na cota dessa semana da CSA Toca da Coruja.


Benefícios nutricionais do salsão 
(fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-mais-sobre-o-salsao/737/#):

  • Rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio.
  • Possui muitas fibras, o dobro daquelas presentes na alface, por exemplo, de acordo com a nutricionista Inty Davidson (SP). 
  • Cada 100 g fornece apenas 20 calorias. 
  • O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato. 

"Um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, divulgado em maio, mostrou que o salsão pode ajudar a proteger contra o câncer. Quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se a seu redor para alimentá-lo. A apigenina presente no salsão bloqueia a formação deles, atrapalhando a formação do tumor. Outro composto do salsão, a luteolina, também traz benefícios para a saúde, como comprovou outro estudo, dessa vez realizado pela Universidade de Illinois e publicado no ano passado no Journal of Nutrition. Essa substância reduz a inflamação que aparece com o tempo no cérebro dos idosos e leva a déficits de memória, problemas de sono e perda de apetite. Melhora, assim, o funcionamento cerebral e o bem-estar como um todo. Além dos benefícios do vegetal para a saúde comprovados em laboratório, há aqueles já consagrados pelo uso. “Ele pode ser utilizado na forma de infusão ou suco concentrado como expectorante, anti-inflamatório e, no uso tópico, para reduzir edemas”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP). “Há também xaropes populares que usam a semente do salsão para aliviar a artrite reumatoide e a gota”, diz."

Receitas:



Suco de maracujá e salsão: 
http://www.gulosoesaudavel.com.br/2012/11/10/suco-maracuja-salsao/

Diversas receitas:
http://suasreceitas.com.br/ingrediente/salsao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário