domingo, 21 de junho de 2015

Notícias da horta da Toca da Coruja - 21 de junho de 2015


Estimados co-agriculturas e co-agricultores da CSA da Toca do Coruja,

Estamos muito felizes com nossa comunidade!

Aqui na Toca da Coruja o ritmo de implantação dos plantios para a CSA está intenso! Começamos a plantar para vocês desde março de 2015.  Desde então, já triplicamos a área da horta e agora  mais 7 canteiros serão implantados.

Na semana que passou, ampliamos a irrigação por gotejamento para mais 24 canteiros, viabilizando a economia de água e reduzindo o tempo gasto e o esforço para manter nossas hortaliças molhadas. Em breve, automatizaremos a irrigação e utilizaremos a água do nosso lago para aproveitar o adubo que os peixes nos dão gratuitamente!

 Nova irrigação por gotejamento.

Para que tenhamos entregas semanais, buscamos ter plantas em diferentes estágios de crescimento.  Isso requer plantios semanais de sementes, mudas e manejo dos canteiros. Estão crescendo nos nossa horta: cenoura, beterraba, alho poró, couve manteiga, alface de diferentes variedades, rúcula, rabanate, beringela, pimentão, tomate, morango, abóbóra, chuchu, maracujá, ervilha, abobrinha, pimenta biquinho, cebolinha, salsa, coentro, manjericão, capuchinha, espinafre, couve-flor e repolho.  Cada um tem seu ciclo e ritmo de crescimento.  As rúculas e os rabanetes são apressadinhos e em três semanas já estão prontos para nos nutrir em saladas gostosas.  Já as cenouras e as beterrabas seguem numa cadência mais lenta e demoram 3 meses para atingirem seu ponto de colheita. Isso também acontece com o brócolis e a couve-flor. Esses são apenas exemplos para vocês comecem a se familiarizar com a vida das hortaliças.

Canteiros de ervilha, abobrinha, couve e alface.

Na Toca da Coruja, a permacultura e a agroecologia são aplicadas na prática em nosso dia a dia. Apesar dos nossos esforços, passamos por diferentes desafios para manter nossas plantas saudáveis. Em maio, o final das chuvas associado a uma diminuição das temperaturas criou condições propícias para o um fungo chamado Oídio e dois canteiros com abobrinha foram perdidos. A vagem apresentou baixa produtividade. 

Descobrimos que uma espécie de cupim está fazendo suas casas justamente nos canteiros de morango. Ainda não temos como avaliar se isso trará algum impacto à produtividade, mas já estamos lidando com isso.  Nada que nos preocupe muito.

O clima seco e frio dessa época é bem vindo!  Esperamos cada vez mais colheitas regulares, bonitas e gostosas.

Abraços,
Andrea e Fabio

Seguem mais fotos da horta:

Novos canteiros, já com irrigação por gotejamento
Visão geral da área de ampliação da horta
As abobrinhas estão chegando!

Pimentão de trouxinha e alface


Um comentário:

  1. Como faço para participar e "colher" uma cesta semanal? Meu nome é Fernanda (fernanda.monachesi@gmail.com.br) tel 81234502.

    ResponderExcluir