quarta-feira, 29 de julho de 2015

Nossa horta, como vista pelos pássaros

Nada como uma nova perspectiva para mostrar como andam os plantios de nosso CSA, ainda em "idade de crescimento"!

Além do trabalho diário de cuidar das culturas plantar,  nutrir, colher, reformar canteiros  etc,  estamos em franco processo de expansão, abrindo novos canteiros para garantir a  regularidade e variedade das entregas dos próximos meses.  Isso envolve um trabalho pesado de implantação, porque o tipo de plantio permacultural que praticamos na Toca,  intensivo no uso do espaço,  dificulta o uso de tratores grandes. Trabalhamos com um micro-trator para revolver superficialmente o solo, mas o grosso do trabalho nos canteiros é feito à moda antiga, na enxada,  pelo Francisco e com a eventual ajuda do Thiago. Depois de feito os canteiros, instalamos a irrigação por gotejamento, visando o máximo de economia de água.  Até chegarmos a um tamanho ótimo para o número de cotas que temos, vamos seguir assim, com esse trabalho duplo de plantar e expandir.

Os primeiros canteiros, próximos à casa

Começamos nos canteiros próximos à casa, na área que já utilizávamos para nossos plantios para consumo dos moradores e familiares. Ampliamos primeiro para a área próxima ao laguinho, no canto inferior esquerdo da foto.

No momento, estamos trabalhando em uma nova área de canteiros, que pode ser vista na foto a seguir, com alguns canteiros já plantados, outros em implantação e a área para ampliação futura.

Área de ampliação dos canteiros de CSA



Área total de canteiros do CSA




2 comentários:

  1. Vejam que a horta nova tem um quebra vento muito especial: nossa agrofloresta.

    ResponderExcluir
  2. Andrea e Fábio, que lindo ver os canteiros e a Toca produzindo assim... Nada como as mãos na terra! Parabéns mesmo...

    ResponderExcluir