CSA Toca da Coruja

Somos a comunidade que sustenta a agricultura - CSA Toca da Coruja.

A comunidade se formou em maio de 2015 pela união de solidariedade, partilha justa, vontade de se alimentar com produtos sustentáveis, contato com a terra e apoio mútuo entre os participantes. Ela é formada pelos permacultures Andrea Zimmermann e Fabio França que produzem alimentos para   co-agricultores e co-agricultoras que compõem 22 cotas.  As cotas são formadas por  legumes, verduras e frutas entregues semanalmente em um ponto de convivência (Bioon 303 norte).

Na CSA, cada um assume funções importantes para que a comunidade funcione bem. Para isso, criamos comissões.  Temos as seguintes comissões:

  • Financeira - acompanha as contribuições mensais e ajuda na contabilidade da CSA;
  • Convivência - cuida do ponto de convivência às terças-feiras e promove atividades de integração e celebrações;
  • Comunicação - cuida para que todos de comuniquem bem no grupo. 


Sobre a Toca da Coruja


A Toca da Coruja é uma chácara de 2 hectares. Quando chegamos, era um campo de capim braquiária. Uma terra que passou por sucessivos monocultivos e depois se tornou um pasto degradado. 

A permacultura nos ensina a sermos responsáveis por nossa própria existência. Desde que chegamos,  em 2002, ao Núcleo Rural Lago Oeste localizado em Sobradinho no Disitrito Federal, estamos caminhando passo a passo para sermos parte da solução e não do problema.

Inspirados pela permacultura e Ernest Gotsh, que nos ensinaram como a ocupação humana pode ter impactos positivos e aumentar a quantidade de vida consolidada em um espaço, começamos nosso desafio. Dia a dia, observando os padrões e trabalhando a favor da natureza, estamos consolidando uma ocupação produtiva e sustentável.

Nossas práticas hoje incluem plantio agroecológico de horta, grãos e agrofloresta; captação de água da chuva; psicultura em tanques de ferrocimento com água da chuva; energia solar; criação de animais; compostagem; ecosaneamento e outros.



Para saber mais sobre nossas atividades, acesse: www.sustentavelnapratica.net

9 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Sei que terá vaga para janeiro de 2016 eu e minha cunhada desejamos entrar no grupo toca da coruja.
    Aguardaremos ansiosas pelo contato.
    chrismoreno.100@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente ficamos um tempo sem entrar aqui no blog, estamos em reestruturação do blog e com vagas para o csa para entrada em novembro ou dezembro, vamos mandar email pra ti!

      Excluir
  2. Boa tarde! Gostaria de entrar no grupo. Como faço para me cadastrar?
    van.lisboa.bastos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente ficamos um tempo sem entrar aqui no blog, estamos em reestruturação do blog e com vagas para o csa para entrada em novembro ou dezembro, vamos mandar email pra ti!

      Excluir
  3. Olá, boa noite.
    Gostaria de participar semanalmente da entrega de orgânicos. Moro na Asa Norte e vi que tem um ponto de distribuição aqui. Aguardo o contato e muito obrigada, lalinka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente ficamos um tempo sem entrar aqui no blog, estamos em reestruturação do blog e com vagas para o csa para entrada em novembro ou dezembro, se tiver interesse Lalinka mande email para csadatoca@gmail.com Beijos

      Excluir
  4. Oi, Renata Andrea e Fábio. Como faço para participar do csa de vcs? Não encontrei o email pra mandar msg diretamente, então escrevi aqui. Vcs podem me enviar orientações para alexandregsdearaujo@gmail.com? Grato Alexandre Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexandre, estivemos parados com o blog, mas deu certo né?

    ResponderExcluir
  6. Ola toca da Coruja meu nome eh Luciana sou agrocultora e pratico agrofloresta aki no sitio sintropia. Gostaria de saber como faco pra reservar uma vaga pro curso de csa em maio.

    ResponderExcluir